You are currently viewing Como a Massagem pode Ajudar a Tratar a Ansiedade

Como a Massagem pode Ajudar a Tratar a Ansiedade

Os benefícios da massagem terapêutica vão muito além do alívio do estresse. De fato, a massagem tem efeitos positivos em tudo, como dores, doenças cardíacas e com certeza ansiedade.

Motivos e Sintomas da Ansiedade

A ansiedade é mais do que se sentir ansioso ocasionalmente. O transtorno de ansiedade generalizada é um distúrbio de saúde mental que afeta milhões de pessoas, sendo mulheres duas vezes mais que os homens. Geralmente se desenvolve gradualmente, mas pode se manifestar em qualquer idade, geralmente entre a infância e a meia idade. Os fatores de risco incluem:

– Ser tímido na infância
– Baixo status econômico
– Ser divorciado ou viúvo
– Exposição a eventos estressantes da vida, como a perda de um membro da família ou traumas
– História familiar de transtornos de ansiedade ou outros transtornos de saúde mental

Pessoas com ansiedade se preocupam excessivamente e persistentemente com inúmeras coisas – dinheiro, saúde, família, trabalho e muito mais. Geralmente, é diagnosticado quando uma pessoa relata estar preocupada por mais dias do que não. Outros sintomas incluem:

– Sentir-se inquieto
– Fadiga
– Dificuldade de concentração
– Irritabilidade
– Tensão muscular
– Problemas de sono

A ansiedade pode variar de leve a debilitante e pode impedir que os afetados desfrutem de situações sociais, buscando avanços no trabalho, viajando ou tentando novas experiências.

Massagem terapêutica para ansiedade

A ansiedade é frequentemente tratada através de terapia cognitivo-comportamental, medicamentos ou uma combinação dos dois. Mas terapias alternativas estão sendo cada vez mais utilizadas para o tratamento da ansiedade, e a massagem está se mostrando muito eficaz.

Uma massagem de 60 minutos pode reduzir o cortisol – o hormônio do estresse – em até 30% após apenas uma sessão.

Um estudo americano descobriu que os participantes que receberam massagem terapêutica regular por 12 semanas tiveram uma redução de 50% nos sintomas de ansiedade. E os benefícios também não tiveram vida curta. A redução dos sintomas permaneceu em 50% na marca de 26 semanas, mesmo após o término da terapia.

 

massagem ajuda a tratar ansiedade

 

Além de seus efeitos relaxantes, a massagem terapêutica pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade, incluindo tensão muscular e distúrbios do sono. Os especialistas recomendam entrar com a mente aberta e não falar ou pensar em fontes de preocupação durante a massagem.

Mas não se preocupe. Em vez disso, esteja preparado para testar algumas técnicas de visualização, como se imaginar em um lugar bonito, imaginando-se completamente relaxado ou concentrando-se nas áreas do corpo que estão sendo trabalhadas e imaginando as toxinas sendo liberadas. E lembre-se, embora você possa experimentar benefícios imediatos, provavelmente levará várias sessões para começar a ver uma diferença duradoura em sua ansiedade.