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Como fazer massagem nos pés

No final de um longo dia de trabalho, ou após uma corrida cansativa, que não gostaria de receber uma massagem nos pés? Além de ser muito relaxante, uma massagem nos pés ajuda a reduzir dores musculares na região.

Existem muitas maneiras de massagear os pés que são fáceis de aprender. Aqui iremos dar instruções e dicas para você massagear o seu próprio pé, ou de outra pessoa.
 

Antes de começar:

– mergulhe os pés em água morna, com ou sem algumas gotas de óleo essencial diluído
– seque os pés com uma toalha
– descanse os pés na toalha
– espalhe óleo de massagem sobre o pé, até o tornozelo

Técnicas de Massagem nos Pés

1. Aquecimento

Para aquecer os pés antes da massagem realize técnicas de torção:

aquecimento do pé

– coloque as palmas de cada lado do pé
– puxe suavemente o lado direito do pé para frente enquanto empurra o lado esquerdo para trás
– empurre o lado esquerdo do pé para trás enquanto puxa o lado direito para frente
– repita este movimento de torção, trabalhando as mãos do tornozelo aos dedos dos pés
– o movimento suave de torção ajuda a aquecer o pé, preparando-o para uma nova massagem.

 

2. Sola do pés

Esfregue os arcos dos pés para massagear a sola. Para usar esta técnica:

massagem no arco do pé

– segure a parte superior do pé com uma mão
– com os dedos da outra mão, esfregue o comprimento do arco
– faça isso repetidamente, do calcanhar até a planta do pé
 

3. Dobras dos dedos

As curvas dos dedos podem estimular a flexibilidade do pé. Para usar esta técnica de massagem nos pés:

– segure o calcanhar com uma mão
– dobre todos os dedos de um pé para frente e para trás ao mesmo tempo com a outra mão
– repita este movimento, aumentando suavemente a pressão e flexionando os dedos dos pés em toda sua amplitude de movimento

 

4. Estique os pés

Esticar os pés pode ajudar a expandi-lo largura natural. Veja como fazer:

estique os pés

– segure cada lado do pé
– puxe cada lado do pé para fora
– repita este movimento, permitindo que o pé se expanda
 

5. Aperte o calcanhar

Apertar o calcanhar pode ajudar a aliviar a tensão na parte de trás do pé. Para usar esta técnica:

massageie o calcanhar

– segure a parte superior do pé com uma mão
– segure a parte de trás do calcanhar com a outra
– aperte e solte repetidamente a parte de trás do calcanhar
 

6. Utilize seu punho

A utilização do punhos é uma forma de massagear a sola do pé. Veja como fazer:

Massagem no é com o punho

– segure a parte de trás do pé com uma mão
– com o punho fechado, posicione a outra mão contra a planta do pé
– massageie, movimento o punho pra cima e pra baixo, usando pressão moderada
– repita este movimento, trabalhando da planta do pé até o calcanhar
 

7. Utilize os polegares

Uma ótima forma de massagear a planta dos pés é utilizando os polegares das mãos. Para usar esta técnica:

utilize os polegares

– segure o pé com uma mão de cada lado
– coloque os dedos na parte superior do pé
– coloque os polegares sob cada pé, nas almofadas dos dedos
– use os polegares para acariciar cada dedo do pé, usando pressão moderada
– mova-se para a planta do pé, repetindo o movimento de descida com os polegares
– repita este movimento no arco dos pés e no calcanhar
– continue enquanto for agradável
 

8. Peito do pe

Os pontos de pressão no peito do pé são outra técnica relaxante de massagem nos pés. Saiba como fazer:

massagem no peito do pé

– use uma mão para apoiar a parte superior do pé
– use o polegar da outra mão para pressionar e soltar a parte superior do peito do pé
– desça gradualmente o peito do pé, repetindo este movimento de pressão
– continue pressionando e soltando, até a parte de trás do calcanhar
 

9. Massagem no tendão de aquiles

A massagem no tendão de aquiles pode ajudar a aliviar a tensão nessa região. Para usar esta técnica de massagem nos pés:

tendão de aquiles

– segure o tendão de Aquiles com os dedos, entre o polegar e o indicador
– use um movimento para baixo em direção ao calcanhar e de vola para cima
– repita várias vezes
 

10. Massagem dos dedos dos pés

A massagem nos dedos dos pés pode ajudar a aliviar a tensão e as cãibras nos dedos dos pés. Para usar esta técnica de massagem nos pés:

– segure a base do pé com uma mão
– com os dedos da outra mão, aperte, gire e puxe cada dedo do pé suavemente
– comece pelos dedos externos e termine nos internos
– repeita várias vezes

 

Outras dicas:

– preste atenção às partes que doem: trabalhe nas áreas doloridas por mais tempo, com tanta ou pouca pressão quanto for confortável.
– preste atenção nas partes que fazem você se sentir bem: se for agradável, a pessoa pode continuar.
– evite ferir os polegares: não use tanta pressão que os polegares comecem a doer. Use a força do peso corporal, não os músculos dos polegares, para aplicar pressão.
– evite usar pressão muito leve, pois pode fazer cócegas.
– concentre-se em um pé de cada vez.