Massagem Desportiva


A massagem desportiva é uma excelente ferramenta para preparar e recuperar a musculatura de atletas, esportistas e entusiastas do esporte. Leia todo o artigo e saiba o que é a massagem desportiva!

 

O QUE É A MASSAGEM DESPORTIVA?

A massagem desportiva consiste em uma série de técnicas de alongamentos, deslizamento, amassamento, percussão, fricção e a vibração para prevenir e reabilitar atletas e esportistas de possíveis lesões assim como melhorar o rendimento do atleta. Também é indicada para quem pratica musculação pois a demanda de esforço físico é alta.

 

OBJETIVO DA MASSAGEM DESPORTIVA

O objetivo da massagem desportiva é aumentar a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas acumuladas após o exercício físico, resultando em uma recuperação mais eficaz e ajudando a alcançar melhores objetivos (preparação) ao esportista – serve, portanto, para pré e pós atividades físicas e/ou competições. A massagem desportiva tem atuação direta na área a ser a resolvido o problema na musculatura, tendões ou articulações.

​Os principais objetivos da massagem esportiva são: relaxar musculatura, aliviar estresse e possíveis dores, evitar a fadiga, remoção de toxinas, aumento das articulações, diminuir edemas, aumentar o desempenho, prevenir lesões.

 

COMO FUNCIONA

A técnica da Massagem Desportiva trabalha nos pontos de gatilho, nódulos sensíveis e palpáveis causadores de dores locais. Geralmente localizam-se onde músculo e tecido se conectam, lugar onde a tensão se acumula. Os pontos de gatilho podem estar longe do ponto de origem da dor – e podem causar problemas como enxaquecas, torcicolos e dores nos braços e pernas, por isso a importância de serem trabalhados.

​Como se percebe, a massagem desportiva pode ser benéfica para pessoas que curtem atividade física ou aquelas que se dedicam exclusivamente ao esporte. Em ambos casos é bem vinda, pois tem também um efeito psicológico, ligado ao bem estar, desencadeado pelo toque e pelo relaxamento.

​O que modifica em cada caso é a maneira de ser aplicada e, por isso cabe ao profissional que for executá-la conhecer a pessoa que vai receber a técnica, saber qual esporte pratica e quais áreas do corpo são mais utilizadas – assim poderá fazer uma massagem mais efetiva e correta. Muitos atletas, como os jogadores de futebol, corredores e fisioculturistas, são usuários da massagem desportiva – que geralmente é bem recebida pela maioria das pessoas. E o melhor: existem estudos que comprovam que a técnica ajuda o atleta a aumentar o desempenho e evitar lesões.

Massagem Desportiva

 

BENEFÍCIOS DA MASSAGEM DESPORTIVA

A Massagem Desportiva deve ser personalizada para cada atleta e os estímulos dependem da fase de treinamento/competição e de cada modalidade esportiva.

A técnica, que tem ganhado cada vez mais adeptos, possui inúmeros benefícios, entre eles:

– Melhora a fadiga e a recuperação muscular;
– Reduz aderências;
– Melhora a circulação sangüínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos;
– Previne lesões;
– Reduz espasmos musculares;
– Reduz edemas e processos inflamatórios;
– Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central;
– Aumenta o conhecimento corporal, traz confiança e serenidade;
– Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.

 

Para quem a Massagem Desportiva é indicada?

Atletas ou pessoas que praticam exercícios físicos com frequência que desejam evitar lesões e precisam de preparação e recuperação da musculatura.

 

Quantas sessões devem ser feitas?

​Ideal ser realizada uma vez por semana. Nos casos de preparação para uma prova, pode aumentar para duas vezes na semana ou sempre após o treinamento e competição. Ela é contra-indicada para quem apresenta lesões agudas, doenças cutâneas, feridas abertas, febre, infecções, tumores, trombose, problemas circulatórios ou renais.

 

Cuidados

Caso você tenha algum problema do tipo: dor aguda, edema, hematoma e inflamações devido ao esforço causado pela academia ou outra atividade física, a massagem desportiva não deve ser aplicada no seu caso.

Para estes tipos de problemas e dores, você deve tomar as seguintes providências. Caso seu problema seja edema e inflamação, use uma compressa gelada. Caso seja tensão muscular, use em seu caso compressa quente.

É muito importante tomar todo o tipo de cuidado com as massagens. Principalmente no caso da massagem desportiva ela precisa ser realizada com responsabilidade e profissionalismo, pois precisa de uma atenção especial para não atingir de forma errada os vasos arteriais, venosos e linfáticos, a massagem não deve causar hematomas pelo corpo.

 

Conclusão

Mesmo que você não seja atleta é interessante conhecer esta técnica terapêutica para melhorar ainda mais os resultados físicos.

Como vimos, o ideal é utilizar a massagem desportiva como forma de prevenção de lesões e relaxamento da mente.

Não deixe de conferir nosso plano de massagem desportiva e comece hoje mesmo a sua.

© 2014 - RJMassagem - Todos os direitos reservados.

Copacabana

Av. Nossa Senhora de Copacabana 680, sala 1112 - Copacabana, RJ
+55 21 3795-9365 | +55 21 2549-2740 | Whatsapp: +55 21 99958-8698

Centro

R. Anfilófio de Carvalho, 29 cobertura - Centro, RJ
+55 21 2531-8698 | Whatsapp: +55 21 99958-8698