A massagem desportiva é uma excelente ferramenta para preparar e recuperar a musculatura de atletas, esportistas e entusiastas do esporte. Leia todo o artigo e saiba o que é a massagem desportiva!
O QUE É A MASSAGEM DESPORTIVA?
A massagem desportiva consiste em uma série de técnicas de alongamentos, deslizamento, amassamento, percussão, fricção e a vibração para prevenir e reabilitar atletas e esportistas de possíveis lesões assim como melhorar o rendimento do atleta. Também é indicada para quem pratica musculação pois a demanda de esforço físico é alta.
OBJETIVO DA MASSAGEM DESPORTIVA
O objetivo da massagem desportiva é aumentar a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas acumuladas após o exercício físico, resultando em uma recuperação mais eficaz e ajudando a alcançar melhores objetivos (preparação) ao esportista – serve, portanto, para pré e pós atividades físicas e/ou competições. A massagem desportiva tem atuação direta na área a ser a resolvido o problema na musculatura, tendões ou articulações.
Os principais objetivos da massagem esportiva são: relaxar musculatura, aliviar estresse e possíveis dores, evitar a fadiga, remoção de toxinas, aumento das articulações, diminuir edemas, aumentar o desempenho, prevenir lesões.
COMO FUNCIONA
A técnica da Massagem Desportiva trabalha nos pontos de gatilho, nódulos sensíveis e palpáveis causadores de dores locais. Geralmente localizam-se onde músculo e tecido se conectam, lugar onde a tensão se acumula. Os pontos de gatilho podem estar longe do ponto de origem da dor – e podem causar problemas como enxaquecas, torcicolos e dores nos braços e pernas, por isso a importância de serem trabalhados.
Como se percebe, a massagem desportiva pode ser benéfica para pessoas que curtem atividade física ou aquelas que se dedicam exclusivamente ao esporte. Em ambos casos é bem vinda, pois tem também um efeito psicológico, ligado ao bem estar, desencadeado pelo toque e pelo relaxamento.
O que modifica em cada caso é a maneira de ser aplicada e, por isso cabe ao profissional que for executá-la conhecer a pessoa que vai receber a técnica, saber qual esporte pratica e quais áreas do corpo são mais utilizadas – assim poderá fazer uma massagem mais efetiva e correta. Muitos atletas, como os jogadores de futebol, corredores e fisioculturistas, são usuários da massagem desportiva – que geralmente é bem recebida pela maioria das pessoas. E o melhor: existem estudos que comprovam que a técnica ajuda o atleta a aumentar o desempenho e evitar lesões.
BENEFÍCIOS DA MASSAGEM DESPORTIVA
A Massagem Desportiva deve ser personalizada para cada atleta e os estímulos dependem da fase de treinamento/competição e de cada modalidade esportiva.
A técnica, que tem ganhado cada vez mais adeptos, possui inúmeros benefícios, entre eles:
– Melhora a fadiga e a recuperação muscular;
– Reduz aderências;
– Melhora a circulação sangüínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos;
– Previne lesões;
– Reduz espasmos musculares;
– Reduz edemas e processos inflamatórios;
– Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central;
– Aumenta o conhecimento corporal, traz confiança e serenidade;
– Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.
Para quem a Massagem Desportiva é indicada?
Atletas ou pessoas que praticam exercícios físicos com frequência que desejam evitar lesões e precisam de preparação e recuperação da musculatura.
Quantas sessões devem ser feitas?
Ideal ser realizada uma vez por semana. Nos casos de preparação para uma prova, pode aumentar para duas vezes na semana ou sempre após o treinamento e competição. Ela é contra-indicada para quem apresenta lesões agudas, doenças cutâneas, feridas abertas, febre, infecções, tumores, trombose, problemas circulatórios ou renais.
Cuidados
Caso você tenha algum problema do tipo: dor aguda, edema, hematoma e inflamações devido ao esforço causado pela academia ou outra atividade física, a massagem desportiva não deve ser aplicada no seu caso.
Para estes tipos de problemas e dores, você deve tomar as seguintes providências. Caso seu problema seja edema e inflamação, use uma compressa gelada. Caso seja tensão muscular, use em seu caso compressa quente.
É muito importante tomar todo o tipo de cuidado com as massagens. Principalmente no caso da massagem desportiva ela precisa ser realizada com responsabilidade e profissionalismo, pois precisa de uma atenção especial para não atingir de forma errada os vasos arteriais, venosos e linfáticos, a massagem não deve causar hematomas pelo corpo.
Conclusão
Mesmo que você não seja atleta é interessante conhecer esta técnica terapêutica para melhorar ainda mais os resultados físicos.
Como vimos, o ideal é utilizar a massagem desportiva como forma de prevenção de lesões e relaxamento da mente.